O que é

No Século XX, o desenvolvimento econômico e social assentou-se no uso crescente de combustíveis fósseis e não-renováveis derivados de petróleo, carvão mineral e gás natural.

A avaliação dos impactos desse progresso no meio ambiente ficou restrita, muitas vezes, a estudos e pesquisas, sem que as conclusões fomentassem ações práticas para minimizar o problema.

Com os sinais cada vez mais evidentes do aquecimento global – alteração da temperatura média do planeta, aceleração do derretimento das geleiras, tempestades, enchentes e secas mais violentas e arrasadoras – é necessária a imediata mobilização de todos indivíduos, comunidades, nações, governos, entidades e empresas, inclusive do setor de transporte, para minimizar e reverter as graves mudanças climáticas em curso.

Diante desse quadro, a CNT – Confederação Nacional do Transporte lançou em 2007 o Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR, cujo objetivo é promover o engajamento de empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos, taxistas e da sociedade na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Em parceria com as Federações de ônibus, o Despoluir através da FETERGS, tem realizado gratuitamente a aferição dos veículos em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

As aferições revelam os estados de manutenção do conjunto do motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem do pontos de injeção e filtros de ar e combustível. Dá indicativos para um melhor aproveitamento do combustível. Quanto mais os veículos poluem, mais consomem combustível. Os veículos que estiverem dentro dos padrões de emissão de poluentes recebem o Selo Despoluir para fixação junto aos pára-brisas. Desta forma, indicam a realização da aferição e o prazo de validade do teste. No caso dos veículos serem reprovados, os motoristas recebem orientações para os reparos mecânicos devidos, devendo voltar a serem aferidos novamente.

Os laudos de todas as aferições compõem banco de dados nacional e servem de base para programas desenvolvidos pelo Sest Senat com o objetivo de reduzir a poluição ambiental.

Os comentários estão encerrados.