O QUE É

 

A CNT – Confederação Nacional do Transporte lançou em 2007 o Programa Ambiental do Transporte - DESPOLUIR, cujo objetivo é promover o engajamento de empresários, trabalhadores em transporte, caminhoneiros autônomos, taxistas e da sociedade na construção de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. Em parceria com as Federações de ônibus, o Despoluir através da FETERGS, tem realizado gratuitamente a aferição dos veículos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. 

 

As aferições revelam os estados de manutenção do conjunto de motores, bombas injetoras, bicos injetores, regulagem do pontos de injeção e filtros de ar e combustível. Dá indicativos para um melhor aproveitamento do combustível. Quanto mais os veículos poluem, mais consomem combustível.

 

Os veículos que estiverem dentro dos padrões de emissão de poluentes recebem o Selo Despoluir para fixação junto aos pára-brisas. Desta forma, indicam a realização da aferição e o prazo de validade do teste. No caso dos veículos serem reprovados, os motoristas recebem orientações para os reparos mecânicos devidos, devendo voltar a serem aferidos novamente. 

 

Os laudos de todas as aferições compõem banco de dados nacional e servem de base para programas desenvolvidos pelo Sest Senat com o objetivo de reduzir a poluição ambiental.

COMO PARTICIPAR

 

Os serviços oferecidos às empresas de transporte de passageiros pelo Programa Despoluir são totalmente gratuitos. Para participar, basta  entrar em contato com  a Coordenação do Programa na FETERGS  e solicitar o agendamento de uma visita da nossa equipe técnica. Neste contato, todas as informações de funcionamento serão fornecidas pela Assessoria Regional do Programa.